Pneumopatia


Definição

a pneumopatia é um termo genérico para qualificar as doenças afetando os pulmões, também chamadas de infecções pulmonares. É importante não confundi-la com a pneumonia, o que designa especificamente a infecção de um pulmão por um vírus ou uma bactéria. Uma pneumopatia pode portanto ser de natureza infecciosa, com uma contaminação por via aérea geralmente - provocada por uma bactéria, um parasita ou vírus: o caso mais clássico é a pneumonia franca lobular aguda. Mas existem igualmente pneumopatias intersticiais, que afetam o tecido pulmonar, e pneumopatias de hipersensibilidade que encontram sua origem na inflamação dos alvéolos.

Diagnóstico

um diagnóstico físico efetuado por um médico generalista permite encontrar uma pneumopatia. Uma radiografia do tórax pode ser necessária, ela permite confirmar o diagnóstico revelando principalmente as zonas de opacidade na altura dos pulmões. Os raios X permitem igualmente medir a gravidade da infecção nos alvéolos e do parenquimo pulmonar. Por fim, um exame de sangue terá o papel de medir a alta da taxa de glóbulos brancos.

Manifestações

uma pneumopatia se manifesta de diferentes maneiras:
  • Uma tosse gordurosa;
  • Uma forte febre superior a 38 °C, que se acompanha de calafrios;
  • Problemas de respiração que podem se combinar a um aumento da frequência respiratória;
  • Dores torácicas, particularmente durante a inspiração;
  • Uma pressão arterial em forte baixa que pode levar a uma perda de consciência;
  • Fadiga;
  • Vômitos ou até diarreia e náuseas.

Esses sintomas são sentidos rapidamente durante uma pneumopatia bacteriana, ao contrário de uma pneumopatia viral que se manifesta mais lentamente.

Tratamento

a hospitalização é necessária unicamente se a pneumopatia é severa: o paciente será hidratado, oxigenado artificialmente, até ventilado mecanicamente. Esses são antibióticos que permitem lutar contra a pneumopatia: a amoxicilina por via oral, intra-muscular ou intra-venosa é prescrita para uma pneumopatia franca lobular aguda. Os macrolidos por via oral ou intra-venosa em casos de pneumopatia atípica. Nas pessoas de idade e sofrendo de insuficiências cardíacas, hepáticas, renais ou respiratórias, a vacinação contra a gripe e pneumococos é recomendada.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Pneumopatia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Pleurisia
Pneumotórax