a pleurisia é uma inflamação da pleura, a membrana que cobre o interior da parede torácica, que envelope e protege os pulmões. A pleura do pulmão é composta por duas folhas: uma qualificada como parietal revestindo a cavidade pulmonar, a outra chamada folha visceral em contato direto com os pulmões. Esses problemas podem surgir brutalmente (pleurisia aguda) ou se instalar a longo prazo (pleurisia crônica). Distinguimos igualmente a pleurisia com inchaço (um líquido se escoando e se acumulando em torno dos pulmões) e da pleurisia seca, chamada portanto de pleurite. As diferentes causam da pleurisia podem ser um traumatismo, uma infecção, uma inflamação das estruturas vizinhas, um tumor cancerígeno, às vezes uma insuficiência cardíaca.
a pleurisia se manifesta habitualmente por uma dor torácica localizada sobre um lado do tórax, uma tosse, classicamente causada por uma mudança de posição, dificuldades respiratórias, de um acúmulo de líquido é importante. Se a causa for uma infecção, febre é comumente encontrada.
o diagnóstico da pleurisia é evocado diante dos sinais descritos pelo paciente. Fora isso, a auscultação dos pulmões encontrará sinais geralmente muito suspeitados, traduzidos pela presença de líquido na pleura: os sons classicamente ouvidos na auscultação são diminuídos ou ausentes sobre um único pulmão geralmente, e na sua base, sobem mais ou menos alto. A confirmação é muito simples de efetuar através de uma radiografia dos pulmões mostrando a presença de líquido na pleura. Outros exames, tais como um scanner ou ultrassonografia são às vezes realizados para procurar uma causa. Uma análise do líquido contido na pleura com punção é igualmente possível.
ele será intimamente ligado á causa da doença, que deve absolutamente ser tratado em prioridade: antibióticos em caso de infecção bacteriana; antituberculosos diante uma tuberculose, quimioterapia quando trata-se de células cancerígenas... Além disso, a pleura deve estar vazia do seu líquido, e uma punção com aspiração pode ser necessária em urgência em caso de sinais de estado ruim do paciente.