Função dos rins - Definição

Definição de função dos rins

Os rins estão situados na parte posterior do abdômen. Eles exercem o papel de filtro do sangue e de eliminação de componentes que serão expelidos na urina. Eles também permitem a regulação da quantidade de água presente no organismo. Uma parte da água filtrada é reabsorvida pelo organismo e outra é rejeitada na urina.

Os rins regulam a quantidade dos sais minerais para evitar carências e excessos. Eles produzem e secretam hormônios como a renina, utilizada na regulação da pressão arterial e a eritropoetina, estimulante da secreção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. A presença de um único rim funcional é compatível com a vida, pois o órgão aumenta sua carga de trabalho para dar conta da falta, mas em caso de patologia avançada dos rins, um transplante deve ser considerado.

Faça uma nova pergunta
CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Função dos rins - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.