Função dos rins - Definição

Abril 2018


Definição de função dos rins

Os rins estão situados na parte posterior do abdômen. Eles exercem o papel de filtro do sangue e de eliminação de componentes que serão expelidos na urina. Eles também permitem a regulação da quantidade de água presente no organismo. Uma parte da água filtrada é reabsorvida pelo organismo e outra é rejeitada na urina.

Os rins regulam a quantidade dos sais minerais para evitar carências e excessos. Eles produzem e secretam hormônios como a renina, utilizada na regulação da pressão arterial e a eritropoetina, estimulante da secreção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. A presença de um único rim funcional é compatível com a vida, pois o órgão aumenta sua carga de trabalho para dar conta da falta, mas em caso de patologia avançada dos rins, um transplante deve ser considerado.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de fevereiro de 2018 às 11:37 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Função dos rins - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Função do cerebelo - Definição
Funcionamento dos rins - Definições