Folículo piloso - Definição

Abril 2017


Definição de folículo piloso

O folículo piloso ou folículo pilo-sebáceo é a cavidade na qual o cabelo nasce. Nos homens, encontramos folículos pilosos sobre a toda a superfície do corpo com exceção da palma das mãos e plantas dos pés. O folículo piloso contém igualmente na sua parte superior uma glândula, a glândula sebácea, que produz sebo com o objetivo de lubrificação. O pelo se constrói graças ao processo de queratinização, ou seja, pela junção das células de queratina.

Em alguns casos, o folículo pilo-sebáceo pode ter sinal de uma inflamação: falamos de foliculite, e se a infecção é mais profunda e causada por uma bactéria, a Staphylococcus aureus, falamos de um furúnculo.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 6 de outubro de 2015 às 11:26 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Folículo piloso - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.