Sonda gástrica - Definição

Definição de sonda gástrica

A sonda gástrica é uma sonda introduzida no estômago na maior parte dos casos por vias nasais mas também via bucal. Essa sonda é composta de um tubo flexível contendo um ou dois dutos, ligados a um dispositivo exterior. Uma vez lubrificada, a sonda é introduzida por um profissional na narina ou na boca.

A progressão deve ser lenta para se localizar no esôfago e depois descer até o estômago. Esse procedimento é doloroso para o paciente. O controle da boa posição da sonda deve ser feito com a ajuda de uma radiografia. Ela pode servir para levar alimentação ao paciente que não consegue mais se alimentar, por exemplo em casos de coma ou de pessoas muito enfraquecidas. Pode, também, permitir uma aspiração do conteúdo gástrico como nos casos de intoxicações digestivas ou de sangramentos digestivos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sonda gástrica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade