Astenia - Definição

Dezembro 2017


Definição de astenia

A astenia é um termo frequentemente utilizado para designar uma fadiga física. Ela se trata precisamente da degradação do estado geral, causando fraqueza generalizada do organismo. Ela se distingue da fadiga, pois é um estado de exaustão que é sentido antes da realização de esforço. A astenia não é uma patologia em si, mas um sintoma. Ela pode ser o sintoma de um grande número de patologias como anemia, infecção viral ou bacteriana, câncer ou abuso de substância, entre outros motivos. Para sanar a astenia, é preciso encontrar a causa e a tratar. É utilizado, por vezes, o sufixo astenia para descrever a diminuição da capacidade de um órgão.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de novembro de 2017 às 11:40 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Astenia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.