Enfisema bolhoso - Definição

Abril 2018


Definição de enfisema bolhoso

O enfisema é a presença de gás em um tecido onde ele geralmente não está presente. O gás pode se localizar sob a pele, mas o enfisema mais comum é encontrado nos pulmões: falamos de enfisema pulmonar. O enfisema pulmonar é um problema causado pela dilatação e destruição dos brônquios terminais e alvéolos dos pulmões.

O tabagismo, fumo passivo e algumas doenças crônicas dos pulmões podem ser a causa. O enfisema causa dificuldades respiratórias mais pronunciadas. Existem diversos tipos de enfisemas pulmonares, como o enfisema bolhoso, caracterizado pela presença de bolhas de diferentes tamanhos e em número variado no pulmão, o que diminui o volume de troca de gás entre os alvéolos e o sangue.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 10:59 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Enfisema bolhoso - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Embolização - Definições
Localização do fígado - Definição