Embolização - Definição


Definição de embolização

A embolização é uma intervenção terapêutica que consiste em obstruir uma artéria injetando um produto ou fragmento de um músculo nela. Essa técnica permite impedir o mau funcionamento de uma artéria ou a proliferação de uma patologia, como um angioma, por exemplo. A embolização é frequentemente utilizada no câncer de fígado para interromper a circulação sanguínea ao tumor e fazer com que ele se necrose. Ela também é utilizada na cardiologia em casos de malformação de um vaso. A artéria pode ser obstruída graças a partículas de metal ou uma substância trombogênica (natural ou sintética), o que quer dizer que favorecem a formação de um coágulo sanguíneo. A técnica utiliza um cateter introduzido frequentemente na artéria femoral, que será dirigido até a artéria a ser tratada, por injeção do produto.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 13:09 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Embolização - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Embolia gasosa - Definição
Enfisema bolhoso - Definição