Embolia gasosa - Definição


Definição de embolia gasosa

A embolia é uma interrupção repentina do sangue ou da linfa por um corpo estranho. A embolia gasosa é um fenômeno raro e de origem acidental. Ela ocorre com a presença de bolhas de gás, habitualmente do ar, na circulação sanguínea. O gás pode entrar no sangue através de intervenção cirúrgica, traumatismo ou injeção de produto no sangue. A embolia gasosa é também um acidente frequente no mundo dos mergulhos submarinos quando o mergulhador realiza uma subida muito repentina, ocasionando descompressão. Esse mecanismo de embolia gasosa está na origem de complicações cardíacas ou neurológicas dependendo do local onde a embolia se localiza. A doença é grave e necessita acompanhamento médico imediato, baseado na reanimação cardiorrespiratória e oxigenação hiperbárica.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 10:55 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Embolia gasosa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Embolia amniótica - Definição
Embolização - Definição