Embolia amniótica - Definição


Definição de embolia amniótica

A embolia é a interrupção repentina da circulação da linfa ou do sangue pelo corpo por ação de um corpo estranho. O líquido amniótico é o fluido no qual o feto evolui durante a gravidez e que contém partículas de mecônio (materiais fecais do feto) e de proteínas. A embolia amniótica é um acidente dramático, mas felizmente raro que aparece durante um parto complicado: o líquido amniótico é liberado no sangue e migra para os pulmões, bloqueando algumas pequenas artérias pulmonares. Os sintomas iniciais podem parecer benignos como mal estar, angústia ou agitação, mas rapidamente se tornam mais graves com a aparição de um estado de choque com uma queda brutal da pressão arterial e graves dificuldades respiratórias podendo levar à parada cardíaca.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Embolia amniótica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Eletroforese de hemoglobina - Definição
Embolia gasosa - Definição