Divertículo de Zenker


Definição

o divertículo de Zenker corresponde à formação de uma hérnia, uma bolsa anormal na junção entre a mucosa da faringe e a do esôfago. A presença dessa cavidade é causada por uma fraqueza muscular da parede da faringe, que permite portanto que a mucosa faça uma saliência na camada mais profunda, a musculosa e de formar essa bolsa. Esses divertículos afetam principalmente as pessoas com mais de 65 anos.

Manifestações

os sintomas do divertículo de Zenker são:
  • Uma sensação desagradável de corpo estranho na faringe;
  • Transtornos de deglutição com dificuldades de alimentação;
  • Mau hálito;
  • Regurgitação de alimentos consumidos espontaneamente ou provocada pela palpação do pescoço;
  • Às vezes, uma tumefação é palpável no pescoço;
  • Em alguns casos, complicações bronco-pulmonares como pneumopatias causadas pela inalação de alimentos.

Diagnóstico

o diagnóstico do divertículo de Zenker é radiológico. O médico pode proceder a duas técnicas. Ela pode ou fazer um TOGD ou trânsito esôfago gastroduodenal que permite após a ingestão de um produto de contraste, de localizar as lesões no nível das mucosas do aparelho digestivo por radiografias. O segundo método é geralmente contraindicado, pois ela apresenta um risco elevado de perfuração do divertículo ao momento da introdução de endoscópio no esôfago: é a FOGD ou fibroscopia esôfago-gastroduodenal que permite visualizar as lesões diretamente com a ajuda de um endoscópio.

Tratamento

o tratamento do divertículo de Zenker pode ser endoscópico ou cirúrgico. O tratamento cirúrgico consiste na retirada do divertículo e de uma parte do músculo da faringe. Outro tratamento é possível, tratando-se de um tratamento endoscópico a laser. Essa técnica permite seccionar a parede do divertículo e de ligar a bolsa ao esôfago cervical.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Divertículo de Zenker', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Dissecção da Aorta Abdominal
Divertículo de Meckel