Fontanela abaulada - Definição


Definição de fontanela abaulada

A fontanela - popularmente chamada de moleira - é a membrana situada entre os ossos do crânio não soldado do recém-nascido. Todas as fontanelas podem ser cavadas ou abauladas em função da pressão no interior do crânio da criança, mas a fontanela anterior ou bregma é a que sofre esse problema de maneira mais frequente por ser a maior e se fechar mais tarde.

A fontanela pode ser abaulada em função de um esforço, tosse, febre ou choro. Essa condição também pode ser consequência de uma patologia intracraniana, o que pode levar à realização de um exame de imagem cerebral ou punção lombar. Em casos de desidratação, a fontanela pode, por outro lado, ser cavada: falamos de depressão da fontanela.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de outubro de 2017 às 15:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fontanela abaulada - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fontanela - Definição
Furosemida - Definição