Furosemida - Definição

Faça uma pergunta

Definição de furosemida

A furosemida é um medicamento da classe dos diuréticos. Sua ação principal é exercida sobre os rins, favorecendo a eliminação de água pelo organismo. Esse medicamento existe sob diferentes formas e diferentes dosagens do seu princípio ativo e é essencialmente recomendado em caso de edemas (acúmulo excessivo de água no corpo), que podem ter origem cardíaca, renal, hepática, entre outras. Ela é também classicamente utilizada no tratamento de hipertensão arterial.


A furosemida só pode ser consumida sob prescrição médica e pode desencadear diversos efeitos colaterais, como desidratação, déficit de potássio e sódio e insuficiência renal. A furosemida faz parte das substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). Seu uso por atletas tem como principal objetivo acelerar a eliminação de água e, com isso, mascarar o uso de outras substâncias que promovem a melhora da performance. A ginasta brasileira Daiane dos Santos foi flagrada em 2009 por uso de furosemida.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também