3
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Logorreia

A logorreia diz respeito a uma necessidade irrefreável de falar, normalmente associada a certos transtornos de comportamento apresentados pelo paciente, que passa a falar de maneira acelerada e incontrolável.


Definição de logorreia

A logorreia é um termo que caracteriza a necessidade constante de falar. O fluxo da fala é consideravelmente aumentado e a pessoa se exprime durante longos momentos. A logorreia pode ser sintoma de um problema psiquiátrico: hiperatividade, estado maníaco em pacientes bipolares ou quadros de esquizofrenia.

Sintomas da logorreia

Os sintomas da logorreia são facilmente identificáveis. Os paciente logorreicos falam muito e durante muito tempo e apresentam, em geral, discurso desarticulado. Além disso, o estado de excitação provocado pela fala em excesso costuma estar associado à taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos).

Diagnóstico da logorreia

Por ter sintomas de tão fácil identificação, o diagnóstico de logorreia também é facilitado e dispensa a realização de qualquer tipo de exame. Além disso, em pacientes bipolares (ou maníacos-depressivos), o médico responsável por seu acompanhamento psiquiátrico já espera que casos de logorreia possam surgir ao longo do tratamento.

Tratamento da logorreia

Para tratar a logorreia é preciso levar em conta a condição prévia do paciente. O tratamento será diferente se o paciente sofrer de transtorno bipolar, crise maníaca isolada ou for esquizofrênico.

No contexto de transtornos psiquiátricos, a terapia é com medicamentos antipsicóticos e controle periódico por parte de um psiquiatra. Em maníacos, utiliza-se sais de lítio e sua concentração no sangue deve ser medida. Em pacientes bipolares, o tratamento com sais de lítio é realizado de modo crônico e, em geral, é necessário apenas ajustar a dose em caso de crise de logorreia.

Foto: © gmast3r - 123RF.com

Veja também

Publicado por . Última modificação: por Natali Chiconi.

Este documento, intitulado 'Logorreia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

0 Comentário