Histerografia - Definição


Definição de histerografia

A histerografia é um exame de imagem médica que permite a visualização do útero, do colo do útero e das trompas de Falópio. Uma substância opaca aos raios x é injetada na parede uterina e depois radiografias são feitas. A histerografia vem sendo menos utilizada depois do advento da histeroscopia, bem menos invasivos e permitem a não exposição dos órgãos genitais aos raios X. A histerografia é, porém, sempre praticada principalmente nos exames de infertilidade na mulher, para investigar malformações ou um tumor, e deve ser realizado na primeira parte do ciclo menstrual, antes da ovulação.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:43 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Histerografia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hipertonia - Definição
Ictus laríngeo - Definição