Micro nódulo pulmonar - Definição

Definição de micro nódulo pulmonar

Um micro nódulo pulmonar é um nódulo muito pequeno (menos de 7 milímetros de diâmetro), localizado em um dos pulmões. Um nódulo é uma anomalia descoberta por meio de um exame de imagem como uma radiografia dos pulmões ou uma tomografia. Ele tem a aparência de uma pequena formação arredondada. Falamos de um nódulo quando o tamanho está entre 7 e 30 mm e de massa pulmonar quando tem mais de 3 centímetros. Geralmente, um micro nódulo pulmonar não é visível na radiografia, a não ser que esteja calcificado.

Ele pode aparecer por causas benignas, como algumas infecções, e será, portanto, inofensivo à saúde, desaparecendo espontaneamente assim que a doença for curada. Entretanto, o micro nódulo pulmonar pode ser também um indicador de uma patologia mais grave, como a tuberculose ou ter origem cancerígena. No entanto, o risco de câncer é muito baixo em caso de tamanho inferior a 1 cm. É, portanto, necessário fazer uma biópsia após a retirada do nódulto, geralmente realizada por uma fibroscopia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Micro nódulo pulmonar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade