Domperidona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Domperidona é um medicamento antidopaminérgico indicado para quadros de desconforto gastrointestinal. O produto é encontrado na forma de comprimidos de 10 miligramas e suspensão oral.


Para que serve (indicação)

Domperidona é indicada para quadros de desconforto gastrointestinal que provocam, por exemplo, prisão de ventre, refluxo, náuseas e vômito.

Como tomar (posologia)

Tanto no tratamento com comprimidos quanto de suspensão oral, a recomendação é para se buscar a menor dose eficaz que em geral é de 30 miligramas por dia (ou 30 mililitros). O tratamento não deve superar quatro semanas. As 30 mg podem ser divididas em três usos por dia antes das refeições ou antes de dormir.

Atenção: o uso por conta própria de domperidona pode provocar graves efeitos, em especial em caso de interação com outros medicamentos. Portanto, utilize a droga após sob recomendação e acompanhamento médicos.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns (que afetam de 1% a 10% dos usuários) da domperidona são dor de cabeça, sonolência, diminuição ou perda do desejo sexual, ansiedade e depressão, coceira e erupção cutânea. Também há algumas reações específicas em mulheres, tais como galactorreia, dor nas mamas, irregularidade na menstruação e amenorreia.

Contraindicações

Domperidona é contraindicada nos casos de alergia a substâncias da fórmula, doença hepática grave, dores de estômago fortes e fezes escuras, prolactinoma (doença da hipófise) e uso de medicamentos, tais como cetoconazol, fluconazol e eritromicina. Grávidas só devem fazer uso sob prescrição médica e lactantes não devem tomar o medicamento.

Composição

Cada comprimido contém 10 mg de domperidona mais excipientes (lactose, celulose microcristalina, povidona, amido de milho, laurilsulfato de sódio e estearato de magnésio).

Na versão em gotas, cada mililitro contém 1 mg de domperidona mais excipientes (celulose microcristalina, carmelose sódica, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, goma xantana, metilparabeno, polissorbato 60, propilparabeno, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sorbitol, água purificada).

Foto: © Tudor Catalin Gheorghe - Shutterstock.com