Policitemia - Definição

Definição de policitemia

A policitemia é o aumento do volume total dos glóbulos vermelhos do sangue. Existem dois tipos de policitemia: policitemia primitiva e policitemias secundárias. A primeira se deve ao funcionamento exagerado da medula óssea, o que eleva a produção dos glóbulos vermelhos. Essa situação em geral é causada por doenças da medula.

Já as policitemias secundárias podem surgir como resultado da diminuição da concentração de oxigênio no sangue, experimentada, por exemplo, em áreas de altitude elevada, além de poder resultar de problemas respiratórios, certos tumores e doenças da hemogloblina.

A policitemia é responsável pelo aumento da viscosidade do sangue, aumentando o risco de trombose. Entre outros sintomas estão dor de cabeça, hipertensão arterial e zumbidos no ouvido.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Policitemia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade