Rizartrose - Definição

Faça uma pergunta

Definição de rizartrose

A artrose é uma doença degenerativa da articulação que pode afetar os dedos, recebendo o nome de artrose digital. A rizartrose é uma artrose digital específica, na base do polegar. Ela afeta a articulação entre o osso da base do polegar (primeiro metacarpo) e o trapézio, osso localizado abaixo do polegar na palma da mão. A rizartrose se manifesta por inchaço da área afetada e dores ao mover o polegar.

Essa artrose pode ser muito prejudicial no cotidiano. O tratamento é baseado no uso de anti-inflamatórios e uma melhora parcial com o uso de órteses. As injeções de corticoides devem ser limitadas nas artroses digitais e uma cirurgia é possível. A artrose digital se manifesta por dores, mas geralmente pela aparição de pequenos nódulos nas articulações entre as falanges.

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 25 de maio de 2018 às 15:39 por Pedro.CCM.

Este documento, intitulado 'Rizartrose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

Rinite atrófica - Definição
Reumatismo inflamatório - Definição