Reumatismo inflamatório - Definição

Faça uma pergunta

Definição de reumatismo inflamatório

O reumatismo é um termo genérico que descreve o conjunto das dores articulares crônicas. Ele é chamado de reumatismo inflamatório quando ocorre a inflamação de uma ou mais articulações, sintoma geralmente ligado a uma doença chamada de inflamatória crônica. Contrariamente aos reumatismos degenerativos representados pela artrose, os reumatismos inflamatórios não estão ligados ao envelhecimento e podem se manifestar em qualquer idade.


Pode se tratar de uma poliartrite reumatoide, uma espondilite anquilosante e pode afetar também as crianças na sua forma chamada de reumatismo inflamatório crônico da criança, ou poliartrite crônica da criança. O tratamento é feito com analgésico ou anti-inflamatório, injeções locais de corticoides em caso de aumento das dores durante uma recaída, e reeducação por fisioterapia.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também