Nefroblastoma

Faça uma pergunta

Definição

o nefroblastoma, ou tumor de Wilms, é um câncer que se desenvolve nas crianças. Ele é raro e aparece geralmente nas crianças entre 1 e 5 anos. Não conhecemos a origem precisa deste câncer, mas sabemos que se desenvolve a partir de um tecido embrionário a partir do rim. Como para todos os cânceres, as células, neste caso de tipo embrionário, vão se multiplicar e causar a formação de um tumor. Esse câncer forma uma massa no nível abdominal, crescendo rapidamente e cujo volume se torna rapidamente importante, associado a complicações como hemorragias ou uma morte celular chamada de necrose. Na maior parte do tempo, um único rim é afetado, mas o tumor pode ser bilateral em torno de 50% dos casos.

Manifestações

Mais comumente, o nefroblastoma não é responsável por nenhum sintoma, e sua descoberta se faz pelos pais, diante de uma massa palpável no abdômen. Ás vezes, outros sinais são associados a essa massa:
  • Dores abdominais;
  • Uma constipação;
  • Sangramentos nas urinas.

Diagnóstico

na ausência de sintomas, é por acaso que encontramos uma bola no nível do ventre da criança. Para confirmar a presença de um nefrobastoma, procedemos a uma ultrassonografia abdominal, que é o exame de escolha permitindo descobrir o tumor. Esta será frequentemente associada a um scanner abdominal. Em caso de confirmação do nefroblastoma, um exame de extensão é necessário, permitindo a pesquisa da migração das células tumorais aos gânglios, tecidos vizinhos ou órgãos á distância, chamados de metástases.

Tratamento

o tratamento do nefrobastoma na criança vai depender do tamanho do tumor, da sua extensão no abdômen, mas também de resultados do exame de extensão. De uma maneira geral, ele consiste de início em uma quimioterapia, o câncer do rim sendo particularmente sensível a esse tipo de tratamento. Tentamos sempre reduzir o tamanho do tumor antes de proceder á sua retirada cirúrgica, muitas vezes retirando o rim como um todo: falamos de nefrectomia. Uma radioterapia é igualmente possível nos casos avançados. Em 80% dos casos, o tratamento do câncer dos rins nas crianças leva à sua cura.

Prevenção

o nefrobastoma não é atualmente um tumor que pode ser prevenido.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Nefroblastoma', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.