um lumbago é um termo que descreve uma lombalgia ou dor nos lombos, partes baixas das costas. Classicamente, esse termo é utilizado para definir as lombalgias agudas, de surgimento brutal. Neste caso, o lumbago segue um traumatismo da região lombar, após um esforço intensivo e brutal na maioria dos casos. Ele pode igualmente seguir a prática de uma atividade esportiva sem aquecimento prévio ou traumatismos repetidos da zona. O lumbago é considerado como o equivalente de uma entorse nas articulações situadas entre as vértebras. Um tratamento deve ser instaurado rapidamente, após o acidente em primeiro lugar, para amenizar a dor ocasional, que desparecerá espontaneamente após alguns dias.
o lumbago se manifesta por:
o diagnóstico é feito após exame clínico da pessoa. A posição adotada após o acidente é geralmente característica do lumbago. A palpação da zona é igualmente feita, para avaliar o tipo de lesões causadas e o nível da dor. Geralmente, diante de uma descrição típica do surgimento de sintomas (geralmente, um esforço de elevação de qualquer coisa pesada), nenhum exame complementar é necessário.
o tratamento inicial do lumbago faz uso de medicamentos diminuendo a dor, geralmente analgésicos clássicos ou anti-inflamatórios. Medicamentos relaxando os músculos, chamados de miorelaxantes, podem igualmente ser prescritos. Vale ressaltar que contrariamente às ideias recebidas, o repouso prolongado é desaconselhado nos casos de lumbagos. Um retorno da caminhada desde que a dor se torne suportável e de esforços moderados vai contribuir a uma melhor cura ou ao retorno das atividades.
para evitar o surgimento de um lumbago, alguns conselhos são previstos: