Molusco


Definição

o molusco é um tumor benigno da pele que tem diversos aspectos. Na sua forma de molusco pendulo, trata-se de um pequeno crescimento que aflora na superfície da pele e se cola na mesma através de um pedículo, parte bem mais fina que o tumor. O molusco pendulo pode ter diversas cores, do amarelo claro ao marrom escuro. Sua origem é mal conhecida e algumas hipóteses de uma desregulagem das glândulas cutâneas. Essas lesões aparecem geralmente nas costas, pescoço, dobras do corpo como as axilas ou sobre as pálpebras. Seu tamanho é geralmente de ordem de alguns milímetros, raramente acima de um centímetro.

Manifestações

os moluscos pêndulos se manifestam como:
  • Lesões moles, flancos, prendidos à pele por uma base fina chamada pedícula;
  • Uma cor clara até marrom escuro;
  • Um tamanho que varia de alguns milímetros até um centímetro geralmente;
  • Fora de um transtorno estético em função da sua localização, de um incômodo induzido pelo fato que seu molusco pode se prender" nas roupas ou algum outro lugar

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Molusco', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Enxaqueca
Morpions