Doença amilóide


Definição

a doença amiolóide é caracterizada pelos depósitos de uma proteína parecida com a amilose. De uma maneira geral, as doenças amiloides são responsáveis pelos depósitos de substâncias amiloides no centro de diferentes órgãos e tecidos. De acordo com as formas, os depósitos podem ser localizados em um órgão específico, ou afetar vários, até o conjunto do organismo. Elas podem ser congenitais, secundária a uma doença como a tuberculose ou um câncer, ou surgir após a proliferação anormal de uma proteína do sangue. Em caso de neuropatia amiloide, os depósitos se fazem sobre os nervos e as pessoas afetadas são pouca a pouco invalidadas e apresentam sintomas extremamente variáveis em relação a uma disfunção dos nervos periféricos. Formas familiares dessa neuropatia existem: falamos de neuropatias amiloides familiares. Geralmente, as amiloidoses possuem evoluções mortais em alguns anos.

Manifestações

as manifestações da doença amiloide são muito variadas e os sintomas dependem dos órgãos afetados pelos depósitos. Os órgãos principalmente afetados são:
  • O coração;
  • A pele;
  • Os nervos periféricos principalmente no NAF com transtornos sensíveis e motores geralmente dos membros inferiores;
  • Os rins;
  • O fígado;
  • O baço;
  • Os músculos;
  • O sistema nervoso (depósito de placas amiloides em causa na doença de Alzheimer).

Diagnóstico

as doenças amiloides são doenças raras e o diagnóstico pode ser feito pela descoberta da proliferação sanguínea de uma proteína em causa, ou mais comumente por um exame das células de um órgão afetado após biópsia deste órgão. Em alguns casos, a descoberta da mutação genética é possível.

Tratamento

a doença amiloide é geralmente de evolução nefasta e os tratamentos podem permitir diminuir a evolução da doença e são diversos em função do tipo de patologia identificado.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença amilóide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Neurofibromatose
Neuropatia diabética