a doença amiolóide é caracterizada pelos depósitos de uma proteína parecida com a amilose. De uma maneira geral, as doenças amiloides são responsáveis pelos depósitos de substâncias amiloides no centro de diferentes órgãos e tecidos. De acordo com as formas, os depósitos podem ser localizados em um órgão específico, ou afetar vários, até o conjunto do organismo. Elas podem ser congenitais, secundária a uma doença como a tuberculose ou um câncer, ou surgir após a proliferação anormal de uma proteína do sangue. Em caso de neuropatia amiloide, os depósitos se fazem sobre os nervos e as pessoas afetadas são pouca a pouco invalidadas e apresentam sintomas extremamente variáveis em relação a uma disfunção dos nervos periféricos. Formas familiares dessa neuropatia existem: falamos de neuropatias amiloides familiares. Geralmente, as amiloidoses possuem evoluções mortais em alguns anos.
as manifestações da doença amiloide são muito variadas e os sintomas dependem dos órgãos afetados pelos depósitos. Os órgãos principalmente afetados são:
as doenças amiloides são doenças raras e o diagnóstico pode ser feito pela descoberta da proliferação sanguínea de uma proteína em causa, ou mais comumente por um exame das células de um órgão afetado após biópsia deste órgão. Em alguns casos, a descoberta da mutação genética é possível.
a doença amiloide é geralmente de evolução nefasta e os tratamentos podem permitir diminuir a evolução da doença e são diversos em função do tipo de patologia identificado.