a faringe é um tubo situado em profundidade atrás da boca, logo acima da laringe e do orifício de entrada do esôfago. A faringe possui três funções principais: fazer passar os alimentos da boca para o esôfago durante a deglutição; fazer passar o ar entrando pela boca e pelo nariz para a laringe e depois para a traqueia; e, por fim, tem papel na linguagem, influenciando a projeção dos sons emitidos pelas cordas vocais. Em caso de inflamação na faringe, falamos de faringite. Trata-se de um problema banal, geralmente presente no quadro de uma inflamação ou de uma infecção local, geralmente viral, mais raramente bacteriana, como a angina, a laringite ou rinite de acordo com o caso, além da sua frequente associação, falamos de rinofaringite. Outros fatores podem enquanto isso provocar uma faringite como a exposição à poeira, uma intoxicação ao tabaco, uma longa exposição ao ar condicionado, a respiração bucal principalmente de ar frio, sinusites crônicas...
os sintomas da faringite são os seguintes:
o diagnóstico da faringite se baseia sobre um exame físico do fundo da boca e da garganta além da observação de outros sintomas. O fundo da garganta aparece vermelho. Nenhum outro exame é necessário em caso de faringite isolada, ou de rinofaringite.
o tratamento da faringite se baseia sobre a prescrição de medicamentos contra a dor, como o paracetamol. Diversos medicamentos são às vezes prescritos com o objetivo de diminuir as dores causadas pela inflamação da faringe, mas sem real prova da sua eficácia. A evolução da faringite se faz rapidamente para a cura. Em caso de rinofaringite, caso muito comum, as secreções nasais devem ser combatidas pela expiração, eventualmente auxiliada por um descongestionante nasal. Na criança de baixa idade incapaz de se assoar, frequentemente afetada pela rinofaringite, o soro fisiológico pode ser utilizado.