Um novo conceito relacionado à sexualidade está em voga. A sapiossexualidade é a atração sexual por uma pessoa devido às suas características intelectuais - inteligência, formação cultural e visão de mundo, e não necessariamente pelo seu corpo, como é considerado mais normal.
Embora muitas pessoas já sintam esse tipo de atração sem conceituá-la, recentemente a tendência foi reconhecida como uma forma peculiar de atração sexual. Outras pessoas valorizam a inteligência, mas de forma conjunta com a atração física, afinal é natural não se sentir atraído por alguém que, apesar de ter um belo físico, não consegue ter um 'bom papo'. Mas este simples discernimento não tornaria a pessoa sapiossexual, pois para os sapiossexuais as características físicas não têm importância para o surgimento de atração sexual.
A palavra sapiossexualidade é formada pelo prefixo sapien, do latim, que significa inteligência. A terminologia teria sido criada por Darren Stalder, que afirma ter inventado a expressão em 1998. Entretanto, foi a partir de 2008, com a criação de um website denominado Sapiosexual.com pela escritora erótica Kayar Silkenvoice, que o termo ganhou popularidade.
Na sapiossexualidade não há uma aversão à beleza física. Esta apenas permanece em segundo plano, diante das outras características ligadas à inteligência e intelecto. Mas, a princípio, a beleza é completamente dispensável para um sapiossexual, porque para ele a fonte da atração não está relacionada ao corpo e sim ao intelecto do parceiro ou da parceira.
Ainda não há pesquisas científicas que comprovem esta nova forma de sexualidade. O surgimento desta tendência se deve a um movimento nas redes sociais que tem ecoado o conceito difundido por Silkenvoice.
Foto: © Lucky Business - Shutterstock.com