A sinovectomia é um procedimento cirúrgico no qual o tecido sinovial, que envolve as articulações, é retirado. Esta cirurgia possui uma série de indicações, conforme veremos a seguir neste artigo.
A sinovectomia é uma técnica cirúrgica de retirada do tecido sinovial, que está presente ao redor das articulações. Há duas técnicas diferentes para realização de uma sinovectomia. Na primeira, é feita a abertura completa da articulação para retirada da cápsula sinovial. Além disso, também é possível realizar uma artroscopia. Neste caso, a abertura é mínima para a passagem de uma minicâmera e dos instrumentos necessários para remoção do tecido.
Em geral, uma sinovectomia é indicada devido a um quadro de inflamação e dor na articulação. Tal situação pode se dar por traumatismos, infecções ou pelo desgaste natural da articulação através do uso, algo comum em atletas, por exemplo. Além disso, algumas condições também podem causar inflamação articular. Entre elas estão a artrite reumatoide, hemofilia (devido ao sangramento intra-articular) e osteonecrose.
Na maioria dos casos, a sinovectomia é realizada sobre a articulação do joelho. No entanto, ela também pode ser feita nos cotovelos, punhos e tornozelos.
A preparação para uma sinovectomia não envolve grandes cuidados. O importante é realizar refeições leves no dia anterior ao procedimento e evitar ingerir bebida alcoólica ou fumar. Em alguns casos, o médico também poderá recomendar exercícios de fortalecimento dos músculos próximos à articulação a ser operada para auxiliar na recuperação. Não é necessário estar de jejum para realizar a cirurgia.
Na maior parte das vezes, a anestesia aplicada é local. Por exemplo, para a sinovectomia do joelho, a anestesia peridural é a mais frequentemente utilizada.
Caso não haja nenhuma complicação durante a cirurgia, o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento. Nas semanas seguintes, repouso e sessões de fisioterapia são essenciais. O acompanhamento médico deve ser feito no mínimo semanalmente. O uso de muletas deve se prolongar pelo tempo estipulado pelo médico.
Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com