Vaginismo

Faça uma pergunta

Definição

o vaginismo é um conjunto de contrações de músculos cercando a vagina, provocando uma dor intensa e tornando impossível toda penetração. Existem dois tipos de vaginismo: o vaginimo primário que ocorre após um primeiro encontro sexual, e o vaginismo secundário que ocorre após diversos encontros sexuais se desenrolando normalmente. Geralmente, nenhuma causa anatômica é encontrada e trata-se de um mecanismo involuntário de contração na tentativa de intromissão na vagina. Razões psicológicas podem ser evocadas como um estupro, primeira relação dolorosa, violência, depressão...

Manifestações

os sintomas do vaginismo são os seguintes:
o Uma contração dos músculos da vagina, tornando toda penetração ou auscultação impossível;
o Um fechamento da vagina.

Diagnóstico

o diagnóstico do vaginismo é feito sobre os sintomas e dificuldades sexuais que o paciente explica, completado pelo exame físico e um exame psicológico. O ginecologista examina a vagina do paciente para eliminar outras doenças como as infecções, uma seca vaginal ou outra causa podendo ser responsável por dores durante as relações, chamadas dispareunias, e que podem causar o vaginismo por mecanismo reflexo, em antecipação a essas dores.

Tratamento

em caso de problema identificado, o mesmo deve ser tratado especificamente. O vaginismo se trata na maior parte dos casos por uma reeducação psicossexual e uma terapia de casal. Exercícios de relaxamento permitirão melhor controlar as contrações da vagina.

Prevenção

não existe meio de prevenir o vaginismo. Enquanto isso, uma aceitação de si e um conhecimento aprofundado da sua anatomia íntima permitem viver sua sexualidade de maneira mais serena.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Vaginismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.