Opções saudáveis para a ceia de Natal

Faça uma pergunta
Quem está fazendo dieta ou apenas não deseja engordar sofre no período de Natal. Além das férias para a maioria das pessoas, a época de festas traz muitas tentações para a mesa, especialmente na noite de Natal. Para evitar ganhos de peso e arrependimentos no dia seguinte, veja algumas dicas de pratos mais saudáveis para a ceia natalina.


Peru

O tradicional peru de Natal pode ser um dos pratos mais calóricos da ceia (cerca de 500 calorias por porção), principalmente se for servido com castanhas. Para fugir das calorias, substitua as castanhas por maçã. O prato continua saboroso e o nível calórico diminui pois ele se concentra na castanha, rica em calorias e gordura.

Carnes de caça

Carnes de caça, como codorna, javali, além de carneiro e cabrito, são carnes mais magras e podem ser úteis como substituição às carnes tradicionalmente servidas durante o Natal. Há diversas combinações interessantes de carnes de caça com legumes.

Peixes

O tradicional bacalhau pode ser trocado pelo salmão. Além de muito saboroso, o salmão é fonte de ômega 3 e 6, vitaminas A e D, potássio e fósforo. Sardinha e atum também possuem esses mesmos nutrientes e são uma opção mais barata em alguns casos. Peixes também podem ser acompanhados de legumes.

Beber água

Beber água durante a ceia é muito importante. Em primeiro lugar, a água traz saciedade e vai evitar que você coma em excesso, algo muito comum no Natal. Além disso, intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água vai ajudar a evitar a ressaca no dia seguinte. O ideal é manter a proporção de uma taça de água para cada taça de vinho.

Sobremesas

Aí está o grande vilão da ceia natalina. As sobremesas - tortas, bolos, rabanadas, panetone e chocotone - devem ser cortadas do cardápio por aqueles que não querem engordar no final do ano. Se você quiser um doce, escolha uma compota de frutas, que pode ser acompanhada de uma fatia de queijo.

Foto: © Alexander Raths - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também