A vitamina E é necessária ao organismo e ajuda a prevenir diversas doenças. Ela desempenha papel importante no organismo devido às suas propriedades antioxidantes: previne as reações químicas provocadas pelos radicais livres e que causam uma série de patologias.
O nome científico da vitamina E é tocoferol. Essa vitamina é uma substância orgânica lipossolúvel decomposta em oito formas orgânicas: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis.
A vitamina E ajuda a proteger as membranas celulares, a começar pelas células da pele e contribui assim para reduzir o envelhecimento cutâneo. Ela protege os glóbulos vermelhos do sangue contra as substâncias oxidantes.
A vitamina E permite a prevenção de doenças cardiovasculares, tais como ataque cardíaco ou AVC, impedindo a formação anormal de coágulos de sangue. Esta vitamina ajuda a combater também certos tipos de câncer, incluindo o de próstata. Ela também é capaz de reduzir o risco de hemorragia intracraniana, de retinopatia grave e cegueira em bebês prematuros, assim como o risco de catarata e degeneração macular relacionada com a idade e o mal de Parkinson.
As fontes de vitamina E são alimentares. Entre os alimentos mais ricos na substância, estão as sementes de girassol, nozes, avelãs ou amêndoas, farelo de cereais, amendoim, abacate e molhos de tomate. A vitamina E também está disponível como um suplemento dietético, mas o seu uso deve ser controlado para evitar o risco de sobredosagem.
A carência de vitamina E é rara. É observada principalmente em bebês prematuros, devido à desnutrição e à presença de problemas intestinais ou hepatite.
Foto: © geografika - 123RF.com