Consumo de água e hidratação

Uma pesquisa de Centro de Pesquisa para o Estudo e Observação das Condições de Vida, na Espanha, revelou que um adulto bebe menos de um litro de água por dia e 86% dos adolescentes bebem menos de 1,5 litros. Outro estudo, de 2011, mostrou que quase dois terços dos estudantes entre 9 e 11 anos apresentam déficit de hidratação.

Riscos de má hidratação

Não se hidratar suficientemente pode causar problemas digestivos, como obstipação, distúrbios cardiovasculares, de pele e musculares, distúrbios renais (risco de pedras no trato urinário), dificuldade de concentração, entre outros.

Água a ser ingerida por dia

As necessidades de água variam dependendo da idade, estado de saúde e prática de atividades esportivas mais ou menos intensas.

Adultos

As necessidades de água de um adulto são de cerca de 2,5 litros por dia.

Crianças

A necessidade de água de uma criança depende de sua idade. Uma criança dos 2 aos 3 anos precisa de cerca de 900 mililitros por dia. Uma criança dos 4 aos 8 anos de idade precisa de cerca de 1,1 litro. Uma criança 9 a 13 anos de idade precisa de cerca de 1,5 litro.

Adolescentes

As necessidades hídricas dos adolescentes são semelhantes às dos adultos, ou seja, cerca de 2,5 litros por dia. Eles ainda precisam ser mais conscientes, em particular, por causa das muitas atividades físicas que praticam.

Outras fontes de ingestão de líquidos

A água não é a única fonte de ingestão de líquidos possível. As frutas e legumes, por exemplo, também contêm água em abundância em sua composição. Para os adultos, por exemplo, essas outras fontes de água permitem ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia. Em crianças, cerca de 30% do seu consumo de água é feito através do leite, achocolatados, sucos e outros alimentos.

Frutas e legumes

Os alimentos mais ricos em água, que contêm até 80% de água em sua composição, são os vegetais e frutas frescas. A clara do ovo e queijos frescos também têm bastante água. Por exemplo, 150 gramas de cenoura contêm 120 gramas de água. Uma fruta contém de 85% a 90% de água e um legume, 90% a 95%. O melão e folhas verdes, por exemplo, contêm de 90% a 95% de água.

Outras bebidas

Café, chá, leite e sucos de frutas e sopas ajudam na hidratação, apesar de não poderem substituir inteiramente a água.

Produção de água pelo organismo

O corpo de um adulto saudável produz cerca de 250 mililitros de água por dia.

Não espere a sede

Não espere sentir sede para beber água. O ideal é estabelecer um bom ritmo no consumo de água para que a sede não surja. Quando a sede se apresenta, isso denota que já há um processo de desidratação em curso. Principalmente idosos devem estar atentos para evitar esse problema, que pode se tornar bastante grave.

Desidratação nos idosos e crianças

Bebês, crianças, idosos e pessoas doentes são mais vulneráveis à desidratação. Por isso, esses grupos também redobrar a atenção com a ingestão de água. Pais de crianças pequenas devem sempre dar água para seus filhos ao longo do dia, principalmente em meio a atividades físicas de média e alta intensidade.

Foto: © Wavebreak Media Ltd - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Consumo de água e hidratação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade