Como colocar e utilizar o preservativo

Colocar o preservativo de forma correta é um primeiro passo crucial para o sucesso da proteção, prevenindo doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. Uma camisinha mal colocada corre maior risco de romper ou se soltar durante a relação, o que exigirá ações imediatas e trará riscos ao casal.

Como abrir a embalagem do preservativo

Abra a embalagem até o fim. Unhas, dentes e objetos pontiagudos podem perfurar o preservativo. Para abrir o preservativo, use apenas as mãos. É recomendável ter pelo menos duas embalagens à disposição caso uma delas apresente maior resistência para rasgar.

Teste o preservativo em você mesmo

Experimente o preservativo enquanto estiver sozinho para testar todo o procedimento. Desse modo, o uso do preservativo se torna mais fácil no momento da relação sexual. Essa prática é especialmente recomendada para jovens com pouca ou nenhuma experiência sexual.

Como verificar o lado certo do preservativo

Verifique que o preservativo está colocado do lado certo. Ou seja, com a borda na sua extremidade do lado de fora. Se o preservativo não se desenrolar com facilidade, não force mais, pois certamente está do lado errado. Neste caso, jogue o preservativo fora e coloque outro.

Como colocar o preservativo

Coloque o preservativo a partir do início da ereção. O preservativo deve ser colocado no pênis quando ele está ereto. Enquanto estiver vestindo o preservativo, comprima a ponta para que o ar não fique retido e aumente os riscos de ruptura. Certifique-se de que a borda está para o lado de fora e desenrole o preservativo até a base do pênis. Deixe espaço na ponta para permitir que o esperma flua no momento da ejaculação.

Lubrificante à base de água evita que o preservativo rompa

Para evitar que o preservativo estoure, é possível usar um lubrificante à base de água, especialmente para a penetração anal. Não utilize lubrificantes gordurosos como a vaselina, pois eles podem danificar o preservativo e torná-lo poroso.

Como retirar o preservativo

O preservativo deve ser retirado antes do fim da ereção. Caso contrário, há risco de o esperma retido na camisinha vazar para dentro da vagina ou do ânus durante a remoção. Retire o preservativo segurando-o em sua base. Se você segurar a base do preservativo antes de retirar o pênis da vagina ou do ânus, a chance de prevenir que ele seja fique no corpo da parceira é maior. Dê um nó no preservativo e jogue-o em uma lata de lixo em um saco plástico fechado.

Foto: © Tjomek - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como colocar e utilizar o preservativo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade