Condição relacionada à idade, a presbiopia é uma dificuldade em focalizar objetos mais próximos, principalmente quando há pouca luz.
Grande parte das pessoas, quando atinge a meia-idade, perde a elasticidade do cristalino, que se torna menos flexível. A visão embaçada, relatada pela maioria dos pacientes, se deve ao fato de que a luz de objetos próximos se concentra atrás da retina em vez de se concentrar nela.
Os principais sintomas da presbiopia são dificuldade em desenvolver atividades diárias como a leitura. As letras podem parecer borradas, fazendo com que a pessoa portadora de presbiopia segure livros, revistas e jornais mais longe, para ver com mais nitidez o que está escrito. Dores de cabeça e fadiga nos olhos são outros sintomas da presbiopia.
Pessoas com mais de 40 anos e que têm dificuldade para enxergar algo de perto devem visitar um oftalmologista, que fará um exame ocular para diagnosticar a presbiopia.
A grande maioria das pessoas portadoras de presbiopia pode corrigir a visão utilizando óculos multifocais ou lentes de contato.
A forma mais eficiente de eliminar ou corrigir a necessidade de óculos para perto é com uma cirurgia a laser, chamada monovisão. Por meio dela, corrige-se lentamente o grau de um dos olhos para focalizar de longe e o outro olho é projetado para dar a visão de perto. Assim, a pequena diferença de grau entre os olhos é compensada pela adaptação cerebral.
Foto: © pathdoc - Shutterstock.com