Condilomas

Faça uma pergunta

Definição

os condilomas são pequenos tumores cutâneos que se localizam nos órgãos genitais ou em torno do ânus. Os condilomas acuminados são os condilomas mais comuns e são causados pelo papiloma vírus, também chamado de HPV (Human Papilloma vírus). Esse vírus é sexualmente transmissível. A aparição dos condilomas acuminados é favorecida pela irritação local e sua transmissão é pela prática de relações sexuais por irritação local e sua transmissão é imputada pela prática de encontros sexuais múltiplos, não protegidos. Eles afetam principalmente a idade de 16 a 25 anos.

Manifestações

podem se passar alguns anos antes da aparição dos primeiros sintomas. A pessoa pode ser contaminada, ser portadora da doença sem manifestar os sintomas. Em geral, não existem outras manifestações clínicas a não ser a presença dos condilomas, principalmente a ausência de dor. Existem duas espécies de condilomas que se localizam essencialmente na vagina, na vulva nas mulheres, e no meato urinário da glândula e no pênis nos homens, e na margem anal nos dois sexos:
  • Os condilomas acuminados também chamados de rachaduras de galo. O seu tamanho varia de alguns milímetros para 1 cm e podem ser diversos, chegando a dezenas;
  • Os condilomas planos. Eles são de coloração rosadas, às vezes invisíveis a olho nu.

Diagnóstico

o diagnóstico será feito após um exame clínico completo do aparelho genital no homem e na mulher. Ele permitirá visualizar diretamente as lesões, se elas forem observáveis. No caso contrário, a utilização de ácido acético permite às vezes as colocar em evidência. Exames complementares podem ser prescritos: raspagens, amostras... para confirmar o diagnóstico.
Um exame da zona anal é igualmente previsto em pacientes com suspeita.

Tratamento

o tratamento pode consistir em aplicar cremes ou pomadas localmente. Outro tratamento terá como objetivo lesões por eletrocoagulação, aplicação de azote líquido ou tratamento a laser. O tratamento se baseia sobretudo sobre a informação e prevenção para evitar a contaminação.

Prevenção

praticar a abstinência ou ter relações protegidas (utilizar um preservativo), principalmente são dois métodos que permitem se prevenir da contaminação.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Condilomas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.