Carótida - Definição

Abril 2018


Definição de carótida

As artérias carótidas estão localizadas de um lado e do outro do pescoço e da cabeça e distribuem o sangue que parte do coração em direção à cabeça. Elas são visíveis sob a pele do pescoço e o pulso pode ser aferido através dela. A carótida comum ou primitiva esquerda parte da aorta, enquanto a carótida comum direita nasce de um tronco arterial vindo da aorta. Cada uma se separa em duas partes, a carótida interna tendo o cérebro como destino principal e a carótida externa irrigando o rosto. Um estreitamento da carótida diminui a circulação sanguínea, especialmente no cérebro: as estenoses parciais são descobertas através de um exame doppler chamado de ecografia dos troncos supra-aórticos, frequentemente feito em pessoas em zona de risco.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de fevereiro de 2018 às 15:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Carótida - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Carência de fósforo - Definição
Catabolismo - Definição