Massagem cardíaca - Definição

Definição de massagem cardíaca

Uma massagem cardíaca é uma prática de urgência para tentar manter uma pessoa viva após seu coração ter parado de bater. Os sinais da parada cardíaca são simples de identificar: a pessoa está desacordada, não respira mais e o seu pulso não é mais palpável. O socorro deve ser chamado imediatamente neste caso pelo número de telefone do SAMU, o 192. A auscultação do coração não encontra mais nenhum barulho cardíaco, e neste caso revela a urgência absoluta.

A massagem cardíaca é uma técnica que visa reativar o músculo cardíaco, ou substituir a sua função de bomba sanguínea permitindo a ejeção de uma parte do sangue através da aorta em direção aos órgãos vitais. Ela consiste grosseiramente em apertar de maneira rítmica e vigorosa a parte superior do tórax, em uma frequência de 100 por minuto. Em paralelo, na ausência da respiração espontânea, o boca-a-boca deve ser feito para garantir a ventilação.

Na ausência de cuidado médico especializado, a massagem cardíaca deve ser feita sob a forma de 30 impulsos alternados com duas respirações. Essa técnica não deve ser interrompida até o socorro chegar e deve ser conhecida por todos. Segundo dados estatísticos, em 80% dos casos uma pessoa que se encontrar nessa situação estará lidando com alguém da sua convivência.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Massagem cardíaca - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade