Raspagem subgengival - Definição

Novembro 2017


Definição de raspagem subgengival

A raspagem define o ato de retirar o tártaro, principalmente composto de calcário, que se forma na boca. Ela é feita por um dentista e pode ser feita sobre os dentes, mas também na gengiva onde esse depósito não é visível: falamos de uma raspagem subgengival. Diferentes técnicas permitem a retirada desse tártaro, geralmente indolores. Esse cuidado permite principalmente evitar diversos problemas das gengivas, como a gengivite, uma inflamação da gengiva. A raspagem subgengival luta também contra problemas de mau hálito e queda dos dentes. Vale ressaltar que apesar de uma higiene buco-dentária impecável, o tártaro pode se acumular nos dentes ou sob a gengiva, o que explica a necessidade de um acompanhamento anual no dentista para, além do controle do bom estado da saúde dos dentes, a realização dessa retirada do tártaro.
Artigo original publicado por vanina14. Tradução feita por asevere. Última modificação: 25 de setembro de 2015 às 21:17 por Joana.Saude.
Este documento, intitulado 'Raspagem subgengival - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.