Hipertonia muscular - Definição

Outubro 2017


Definição de hipertonia muscular

A hipertonia muscular se caracteriza por uma tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso. Há dois tipos de hipertonia muscular: piramidal e extrapiramidal. A primeira tem a sua origem em problemas do sistema nervoso central e, às vezes, é acompanhada por uma hemiplegia. Já a forma extrapiramidal é causada por disfunção do sistema nervoso que não integra o trato piramidal, não sendo, portanto, acompanhada de paralisia. Neste grupo está presente, por exemplo, o mal de Parkinson. O tratamento de doenças provocadas por esta condição será adaptado ao tipo e a causa da hipertonia.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 11 de abril de 2017 às 09:27 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Hipertonia muscular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.