Logorréia

Novembro 2017


Definição

a logorréia é um termo que caracteriza a necessidade constante de falar. O fluxo da fala é consideravelmente aumentado, e a pessoa se exprime durante longos momentos. Ela é frequentemente associada a uma taquifemia que se aproxima, mas caracteriza uma aceleração da velocidade da linguagem com um fluxo verbal que se torna muito rápido. A logorréia pode ser um sintoma de um problema psiquiátrico: estado maníaco, esquizofrenia... Ela apresente geralmente uma taquicardia associada, que é uma aceleração durante o pensamento.
Na maior parte das vezes, a logorréia é encontrada na pessoa bipolar - trata-se de um novo termo para designar a maníaco-depressão, caracterizada pela passagem de fases de depressão com tristeza, perda de desejo, baixa de motivação, se voltar para si, culpabilização... e fases maníacas com taquispsiquia, logorréia, taquifemia, comportamento desinibido, hiperatividade...

Manifestações

as manifestações da logorréia são facilmente identificáveis. Os paciente logorréicos:
  • Falam muito e durante muito tempo;
  • Seu discurso pode ser desarticulado: falamos de fugas de ideias;
  • A taquifemia é distinguida em patologia psiquiátrica, mas ela é igualmente muito frequentemente presente em forma de aceleração do fluxo da fala.

Diagnóstico

O diagnóstico de logorréia resulta de um simples constato, que é geralmente estabelecido pelos próximos. Uma família de genes maníacos ou sofrendo de transtornos bipolares identificados facilmente em uma passagem em fase maníaca do seu parente.

Tratamento

para tratar" a logorréia

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Logorréia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.