A abulia é uma forma de transtorno de personalidade que se manifesta por uma falta, ou desaparecimento da vontade. Ela pode também ser sintoma de uma patologia mais grave como a depressão ou demência. Uma pessoa que sofre de abulia reduz uma grande parte, ou até a totalidade das suas atividades, seus gestos do cotidiano são cada vez mais difíceis a realizar e ela se torna incapaz de tomar uma decisão. Uma pessoa com abulia é consciente da degradação do seu estado de saúde e geralmente são os parentes que iniciam as consultas. O tratamento da abulia passa pela psicoterapia que pode, de acordo com o caso, ser acompanhada por um tratamento médico.
O diagnóstico da abulia é feito com uma interrogação do paciente e seu entorno que demonstram a perda de vontade, e ausência de iniciativa. Geralmente é necessário realizar um exame de sangue para eliminar as chances de uma patologia somática ou hormonal e um exame psicológico pode ser realizado.
A abulia é uma patologia por si só ou o sintoma de outra doença como a depressão, a neurastenia, a demência ou ainda a toxicomania. Ela se manifesta de diferentes maneiras. Uma pessoa sofrendo de abulia tem as seguintes caraterísticas:
Antes de tratar a abulia, é necessário determinar suas causas. Geralmente, se uma causa é encontrada, é o tratamento dessa causa que deve ser empregado. De acordo com a importância da abulia, o médico pode prescrever:
Para aperfeiçoar as chances de cura, a família e entorno do paciente devem escutá-lo e ser uma forma de suporte. É muito difícil prevenir a abulia. Em caso de mudanças de personalidade, é necessário consultar um médico psiquiatra.