O abcesso do seio afeta quase todas as mulheres em amamentação. Ele possui como origem uma infecção geralmente causada por um pequeno machucado no seio, chamado de fenda, e causada por uma má posição da criança que está amamentando, mas pode também ser causado por uma estagnação de leite provocando fenômenos inflamatórios que podem depois se infectar. O estágio do abcesso é um estágio tardio da evolução de uma massa inflamatória no seio chamada de mastite. Inicialmente, uma simples dor no seio com uma pequena zona inflamatória e sensível é identificada. Depois disso, se o diagnóstico não for feito neste estágio, a evolução se faz para uma infecção com uma acentuação dos sintomas e a aparição da febre.
As jovens mães geralmente conhecem bem a doença do abcesso e consultam um médico antes de atingir o estágio do abcesso. Sendo assim, quando ela procura um médico ou ginecologista geralmente é para tratar a dor, geralmente forte, causada pela mastite. O diagnóstico será confirmado em seguida através de um simples exame clínico. Os exames complementares em geral são inúteis.
Um abcesso do seio se manifesta geralmente nos primeiros dias ou primeiras semanas após o parto. Eles são os seguintes:
Em caso de mastite, ou seja, uma simples inflamação do seio sem abcesso, a amamentação pode ser continuada depois de ensinadas as boas práticas de como amamentar. Um tratamento local por aplicação de compressas quentes que favorecem a dilatação dos canais, associado a um tratamento da dor com anti-inflamatórios é previsto. Se o abcesso for identificado, uma internação hospitalar é necessária para evacuar o abcesso por via cirúrgica e antibióticos são dados por via intravenosa. Em caso de abcesso do seio, a amamentação é interrompida.
É possível prevenir a aparição de um abcesso do seio. Para isso, as jovens mães devem estar bem informadas da maneira correta de dar o seio à criança e prestar atenção particular à posição que elas escolhem para amamentar e a higiene do seu tronco. A aplicação de um creme reparador após cada amamentada é às vezes recomendada.