Distúrbios psicossomáticos

Um distúrbio psicossomático ou doença psicossomática ocorre quando uma interferência psíquica (estresse, síndrome de esgotamento profissional, depressão) se expressa em problemas ou doenças físicas. Cerca de 25% dos adultos sofrem, pelo menos uma vez na vida, algum desconforto psicológico, que é expresso por uma doença física.

Sintomas dos distúrbios psicossomáticos

Os sintomas mais comuns de distúrbios psicossomáticos incluem dor abdominal, vômito, dor de cabeça e sintomas cardiovasculares. As pessoas que sofrem de distúrbios psicossomáticos são muitas vezes incapazes de perceber adequadamente sinais psíquicos e mentais. Em geral, percebe-se apenas o desconforto físico provocado pelas condições psicológicas.

Causas dos distúrbios psicossomáticos

Transtornos mentais, tais como estresse, ansiedade e depressão alteram o sistema nervoso no âmbito molecular e celular. Estas alterações afetam o sistema hormonal, o sistema imunológico e o metabolismo. Quando estamos sob estresse, nosso corpo produz os hormônios cortisol, adrenalina e adrenocorticotrófico (ACTH) em excesso. Estes mensageiros causam sintomas físicos, tais como sudorese, taquicardia, aumento da pressão arterial, entre outros.

Doenças psicossomáticas mais comuns

Os sintomas físicos mais comuns oriundos de distúrbios psíquicos são: distúrbios gastrointestinais (flatulência, constipação, úlceras estomacais, vômitos, diarreia etc.), problemas de pele (verrugas, rosácea, herpes, psoríase, eczema etc.), dor articular e muscular, doenças vasculares (pressão alta etc.), doenças metabólicas, disfunção sexual, distúrbios do sono e enxaqueca.

Tratamento de transtornos psicossomáticos

Distúrbios psicossomáticos devem ser tratados com psicoterapia e acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatria, de acordo com a condição mental que afeta o paciente. Em geral, o paciente se recupera de maneira bastante satisfatória em caso de tratamento adequado. Os sintomas físicos percebidos pelo paciente também precisam ser combatidos.

Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Distúrbios psicossomáticos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade