Atropina - Definição

Novembro 2017


Definição de atropina

A atropina é um componente químico presente naturalmente em algumas plantas e utilizada na medicina. Ela tem como principais efeitos uma aceleração do ritmo cardíaco, uma diminuição de espasmos, e uma diminuição de algumas secreções. Apesar dos seus efeitos, ela é a mais utilizada para tratar problemas cardíacos, os espasmos. Ela é igualmente comumente utilizada sob a forma de colírio pelos oftalmologistas, por possuir um efeito dilatador de pupilas. Mesmo sendo de origem natural, essa molécula possui diversos efeitos indesejáveis que podem se mostrar através de uma constipação, uma retenção urinária, um ressecamento da pele e da boca. Ela não deve jamais ser utilizada em casos de glaucoma e de aumento do volume da próstata.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de outubro de 2015 às 21:23 por Joana.Saude.
Este documento, intitulado 'Atropina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.