Fístula digestiva - Definição


Definição de fístula digestiva

As fístulas digestivas se situam geralmente no estômago, nos intestinos ou no cólon. Elas são freqüentes devido à complicação de uma doença digestiva como em caso de perfuração de úlcera duodenal, ou gástrica por exemplo, um problema em conseqüência de uma intervenção cirúrgica ou traumatismo, mais raramente.

O conteúdo do tubo digestivo é então escoado em outro órgão, digestivo ou não, na cavidade abdominal, por vezes diretamente na pele. Em caso de escoamento de matérias fecais na bexiga no caso de uma fístula uro digestiva, as fezes podem ser emitidas na urina. O tratamento desse gênero de fístula necessita cirurgia.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de janeiro de 2018 às 11:28 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Fístula digestiva - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fascite necrosante - Definição
Fluência verbal - Definição