Doença do fígado - Definição


Definição de doença do fígado

Chamamos de doença do fígado a qualquer disfunção que afete uma parte ou todo o fígado, órgão localizado no abdômen e que secreta substâncias fundamentais para o metabolismo. As doenças mais frequentes são cirrose, que se deve, na maioria das vezes, ao alcoolismo crônico, câncer de fígado, invasão do fígado por parasitas, diferentes tipos de hepatite ou malformações genéticas. Um exame de sangue é capaz de analisar as enzimas do fígado (transaminases, fosfatases alcalinas e gama glutamil transferase). Já exames de imagem, como ultrassom, em geral permitem fazer o diagnóstico dessas doenças.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 09:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença do fígado - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fígado cardíaco - Definição
Fundo do olho - Definição