Funcionamento dos rins - Definições

Definições

O rim exerce um papel de filtrar o sangue e eliminar algumas substâncias inúteis ao funcionamento do organismo, o que gera a produção da urina. Ele permite a regulagem da quantidade de água, mas também íons como sódio e potássio. Nos glomérulos renais há um acúmulo de pequenos vasos sanguíneos, uma espécie de filtro, que permite a difusão de água e outros constituintes do plasma (parte líquida do sangue).

Essa urina primitiva vai, em seguida, atravessar uma espécie de tubo, onde diferentes porções se unirão a outras substâncias, que podem seguir o seu caminho ou serem reabsorvidas e reenviadas para o sangue. Todos esses fenômenos são naturais e permitem, em caso de funcionamento normal, uma regulação de uma grande parte dos líquidos do organismo.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Funcionamento dos rins - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade