Hipocalemia - Definição

Abril 2018


Definição de hipocalemia

A hipocalemia é o termo que define a diminuição da quantidade de potássio contido no sangue. Ela pode se dar devido à perdas excessivas na urina ou pelo tubo digestivo, como no caso de diarreias, vômitos graves ou alimentação insuficiente. Medicamentos podem também ser a causa. Os sintomas são cólica, fraqueza muscular, prisão de ventre, aumento do volume urinário e da sede. A complicação principal envolve problemas cardíacos, principalmente arritmias. A dosagem de potássio em um exame de sangue permitem precisar a quantidade perdida. Além do tratamento da causa, a suplementação de potássio pode ser indicada no caso de carência significativa.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 12:07 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hipocalemia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hipoestesia - Definição
Hipomania - Definição