Leucodistrofia metacromática - Definição

Abril 2018


Definição de leucodistrofia metacromática

A leucodistrofia metacromática, também chamada de doença de Scholz-Greenfield, é uma das leucodistrofias mais comuns. É uma doença neurodegenerativa hereditária que tem como origem a carência em uma enzima, a arilsulfatase A. A leucodistrofia metacromática aparece geralmente aos 2 ou 3 anos. Ela causa desmielinização, ou seja, diminuição da mielina, que possui papel na transmissão dos impulsos nervosos no sistema nervoso central e periférico. A leucodistrofia metacromática é responsável pela perda das funções motoras (distúrbios de locomoção e equilíbrio) e cognitivas. A evolução é atualmente mortal em alguns anos.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de fevereiro de 2018 às 16:54 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Leucodistrofia metacromática - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Leucocitose - Definição
Lipossarcoma - Definição