a gagueira é um problema de linguagem afetando o fluxo da fala, que se caracteriza pela repetição de sílabas, a hesitação ou interrupção da fala. A gagueira é uma patologia muito comum nas crianças e aproximadamente uma sobre cem é afetada. Geralmente, a gagueira aparece nos primeiros anos de fala, e diminui ou desaparece antes da idade adulta. De maneira geral, os homens são muito mais afetados do que as mulheres. Existem diferentes tipos de gagueira:
Classicamente, a gagueira é intermitente e acentuada por alguns elementos como a fadiga ou estresse.
a gagueira se manifesta pelos sintomas seguintes:
A gagueira se acentua em caso de excitação ou estresse. Ela é menos grave ou até inexistente quando o paciente é confiante, grita ou canta.
o diagnóstico da gagueira é geralmente feito pela família da pessoa, constatando os sintomas citados anteriormente nos primeiros anos de fala. A confirmação se faz por um médico ou um fonoaudiologista nos casos de dúvida. Nenhum exame complementar é necessário.
para curar a gagueira, o paciente é tratado por um fonoaudiologista. Esse especialista trabalhará a elocução e dará conselhos precisos aos pais para atenuar a gagueira da criança. Em uma idade mais avançada, o cuidado por um fonoaudiologista pode ser acompanhado por um cuidado psicológico ou psicanalista para procurar uma causa psíquica da gagueira.
a gagueira não pode ser prevenida. Parece no entanto que um filhos de pais gagos tenha mais tendência a apresentar uma gagueira.