Queimações digestivas

Faça uma pergunta

Definição

as queimações digestivas são mais comumente sensações sentidas como tais e se localizando principalmente no estômago. Elas são geralmente causadas por uma forte acidez gástrica, e localizam sobre a parte superior do abdômen no nível da região chamada de epigástrica, com sensações de refluxos ácidos surgindo alguns minutos ou algumas horas após a alimentação. É uma patologia comum que não é grave em si, mas cuja retenção é incômoda para o paciente. Outras causas podem igualmente causar queimações digestivas, e a localização não é sempre no estômago.

Diagnóstico

para encontrar a origem das queimações digestivas, o médico procederá a um interrogatório médico para conhecer as circunstâncias do surgimento das queimações, seu horário em relação á alimentação, a melhora ou agravamento em si, as circunstâncias favorecendo ou agravando, os alimentos envolvidos... Depois um exame clínico é realizado. Esse último pode ser completado por:
  • Um exame sanguíneo;
  • Uma radiografia do abdômen, chamada de ASP para abdômen sem preparação;
  • Um ultrassom abdominal;
  • Um exame endoscópico, como uma esogastrocopia, ou até ás vezes uma colonoscopia e função das origens suspeitadas.

Manifestações

As queimações digestivas se manifestam geralmente por uma sensação de forte calor no nível do aparelho digestivo mas também:
  • Dores abdominais;
  • Transtornos de digestão com às vezes a sensação de refluxos ácidos;
  • Transtornos de trânsito (constipação ou episódios de diarreia).

Tratamento

Para chegar na origem das queimações digestivas, um tratamento da causa deve ser feito se a mesma existir. O médico poderá prescrever de maneira não específica analgésicos, antiespasmódicos ou medicamentos contra o ácido gástrico. O paciente é igualmente convidado a respeitar um regime alimentar equilibrado e sem alimentos muito ricos em gordura e em muita quantidade, e evitar produtos muito temperados. É igualmente aconselhado limitar o seu consumo de café e álcool e de parar de fumar.

Prevenção

para evitar o sofrimento de queimaduras digestivas, é necessário respeitar algumas regras tais como:
  • Comer devagar e com tempo;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Comer em horários fixos;
  • Se hidratar durante e entre as refeições;
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Queimações digestivas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.